A PAELLA
Curiosidades sobre a Paella
A origem da Paella vem do latim "Patella".
A Paella é um prato festivo, mais famoso e tradicional da culinária espanhola, que os Espanhóis saboreiam em datas marcantes como: casamentos, aniversários, batizados, feriados religiosos e finais de semana. Seu preparo segue todo um ritual, pouco alterado desde a sua criação.
Trata-se de um prato sofisticado pela plástica de sua apresentação e de ponto delicado, por isso seu preparo deve seguir rigorosamente as instruções.
"Paella" é coisa de homem. Quando saíam de madrugada para o trabalho, nos séculos XVI e XVII, os camponeses da região de Valência, na Espanha, levavam os ingredientes para preparar sua refeição. Ainda de manhã, capturavam um coelho ou pato selvagem, caracóis nativos e colhiam legumes da estação. Ao meio dia, reuniam-se em torno do fogo e iniciavam o ritual do almoço. Era um momento de sociabilidade e congratulação.
Utilizavam a "paella" - panela redonda, ampla e rasa, com alças - derivado de "patella" (bandeja usada na antiga Roma destinada às oferendas aos Deuses, nos rituais de fecundação da terra), onde eram colocados azeite, carnes, vagens, água, favas, sal, caracóis, açafrão e arroz. Só mais tarde acrescentou-se o tomate, ingrediente originário da América, que chegou à Espanha após a viagem de Cristóvão Colombo, e o frango, nobre e caro demais para os padrões rurais da época.
Ao migrar para outras regiões, a receita sofreu interessantes aculturações, entre elas surgiu a "paella marinera", feita com peixe e frutos do mar. Algumas enciclopédias gastronômicas relatam mais de 1.000 receitas em toda a Espanha.
Uma das particularidades de um dos importantes componentes da Paella é a utilização de um arroz diferenciado (de um grão especifico), acompanhado sempre de produtos frescos e de qualidade, açafrão original e um excelente azeite.
Uma boa Paella é aquela que encanta pelo visual e por seu sabor único, complexo e cheio de surpresas!